29 de janeiro de 2010

Estudante receberá cinco notas do Enem, uma para cada prova



Pela primeira vez, o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) não tem uma nota geral do aluno, mas cinco conceitos diferentes, um para cada prova. Neste ano, também não há nota zero ou mil (a maior na escala) para o exame. A mínima em cada área é a obtida pelo aluno que teve o pior resultado e a máxima, pelo melhor estudante. A mais baixa foi registrada em linguagens - 224,3 - e a mais alta em matemática - 985,1 .
A escala apresentada nesta quinta-feira (28) pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), responsável pelo Enem, atribuiu ao resultado obtido pelos estudantes que ficaram no meio da escala a nota 500. Quanto mais acima de 500, melhor a situação do aluno. Acima de 800 pontos, informou o presidente do Inep, José Soares Neto, apenas uma minoria.
Uma dúvida levantada pelos estudantes hoje era qual seria a média geral para o Enem. Este ano ela não existe. O Inep decidiu não calculá-la. Cada aluno tem uma nota em cada área e uma de redação. Isso porque, no Sistema Unificado de Seleção (Sisu), em que deverão se inscrever para tentar uma vaga nas instituições federais, cada universidade ou instituto tecnológico poderá dar peso diferente para cada uma das provas.
"Se uma instituição dá peso igual para todas as áreas, é apenas somar e dividir por cinco. Mas se há pesos diferentes, a conta varia", explicou Neto. No entanto, o próprio sistema fará o cálculo para cada curso e instituição que o aluno se inscrever A única das cinco áreas que teve uma média simples, por ser subjetiva, foi a de redação. No caso, as notas atribuídas às redações foi somada e dividida pelo número de estudantes que fizeram a prova. A média foi 601,5 pontos.
Estudantes que nesta quinta foram verificar suas notas no sistema do MEC relataram à reportagem casos estranhos. Em um deles, Silmara Ramos conta que escreveu uma redação de quatro linhas e, ainda assim, tirou nota 500. "Para as redações temos duas pessoas diferentes corrigindo. É um caso para ser analisado", disse o presidente do Inep.
O outro caso, de acordo com o instituto, é mais comum. D.P.A. disse ter feito todas as provas, mas aparece como ausente em linguagens e matemática, apesar de aparecer como presente e com nota em redação, que foi realizada no mesmo dia de linguagens.
De acordo com o Inep, isso provavelmente aconteceu porque ela se esqueceu de marcar a cor da prova que estava fazendo no caderno de respostas. Com isso, o sistema de correção, que é automático, não tem como saber se as suas respostas estão certas e anula a prova. Na redação, no entanto, a correção é manual. Basta ter assinado o texto e colocado o número de identificação para que seja corrigida.
... Fonte: Jornal Hoje em Dia

Nenhum comentário: