25 de janeiro de 2010

Carga pesada não pode mais circular na Avenida Senhora do Carmo

Proibição, a partir desta segunda-feira (25), vai de 7 às 20 horas de segunda a sexta-feira, e de 7 às 15 horas aos sábados para caminhão de 5 toneladas.



Apesar da polêmica instaurada, principalmente pelo protesto de comerciantes, está vigorando a partir desta segunda-feira (25) a proibição de circulação de caminhões pesados na Avenida Senhora do Carmo, em Belo Horizonte, de 7 às 20 horas de segunda a sexta-feira, e de 7 às 15 horas aos sábados. A restrição é para veículos com mais de cinco toneladas ou comprimento acima de 6,5 metros e deverá ser estendida a outros pontos da cidade.
A medida passa a valer também para alguns quarteirões do Bairro Funcionários, na Região Centro-Sul da capital, mas com horário mais flexível. No dia 26 de abril, será a vez do Bairro de Lourdes e, na sequência, um mês depois, os bairros Santo Agostinho e Barro Preto. O tráfego de caminhões será proibido ainda na Região Hospitalar, na Zona Leste, até o final de outubro.
Veículos pesados deixarão de circular, ainda neste ano, também em grandes corredores, como as avenidas Amazonas, Afonso Pena, dos Andradas, Prudente de Morais, Pedro II, Raja Gabáglia, Tereza Cristina, Antônio Carlos, Cristiano Machado e Contorno (entre Afonso Pena e Amazonas), assim como no Elevado Castelo Branco e ruas Jacuí e Pouso Alegre.
Na semana passada, a BHTrans e a Polícia Militar promoveram uma série de blitze para orientar os motoristas sobre as novas regras de circulação e operação de carga e descarga na Senhora do Carmo e também na Savassi. A restrição nesta região compreende as vias internas ao perímetro entre a Rua dos Timbiras (esquina com Rua da Bahia), avenidas Afonso Pena e do Contorno e Rua da Bahia (com Rua dos Timbiras).
Já na Senhora do Carmo, o trecho com restrição vai do cruzamento com a Avenida do Contorno até a Rua Professor Rodrigues Seabra. De acordo com a BHTrans, para casos excepcionais, com cargas indivisíveis ou veículos especiais, que ultrapassem a capacidade e horários estabelecidos, serão emitidas autorizações especiais.
Segundo o coordenador de Projetos de Trânsito da BHTrans, José Carlos Mendanha, as novas diretrizes foram discutidas com a sociedade, sendo que a primeira fase desse projeto foi implantada em abril de 2007, no Hipercentro. “Esse trabalho, que prioriza a utilização de veículos de carga menores, possui quatro objetivos: possibilitar veículos mais ágeis, maior rotatividade nas vagas de carga e descarga, garantir maior segurança no trânsito e preservar o pavimento das vias da cidade”.
Na Savassi, na primeira etapa, a restrição valerá apenas de segunda a sexta-feira, das 7 às 9 horas e das 17 às 20 horas. Aos sábados, das 7 às 9 horas. Após cada etapa completar um ano de implantação, ela passará a ser regulamentada de segunda a sexta das 7 às 20 horas e, aos sábados, das 7 às 15 horas. O controle de circulação dos corredores será implantado a partir de 21 de fevereiro de 2011, sendo proibida a circulação e operação de carga e descarga nos horários das 7 às 9 horas e das 17 às 20 horas.
... Fonte: Jornal Hoje em Dia

Nenhum comentário: