21 de dezembro de 2009

Verão começa segunda-feira com previsão de chuva

Na maior parte do país, pancadas de chuva devem continuar até o fim de janeiro



O verão vai começar com o domínio de uma grande massa de ar quente sobre a maior parte do Brasil, mas o tempo não fica firme. No primeiro dia da estação, segunda-feira (21), áreas de instabilidade se formam sobre grande parte do Sul e do Sudeste e o risco de chuva forte é grande no sul e no leste do Rio Grande do Sul e no leste de Santa Catarina. O tempo abafado forma nuvens carregadas e ocorrem temporais no Sudeste, no Centro-Oeste e no Norte.
No Nordeste o ar fica seco e por isso não chove na maior parte das áreas até o fim do mês, quando o quadro de estiagem deve se reverter. O avanço de uma frente fria leva muita chuva para a Bahia, para o Maranhão e para o Piauí. Ocorrerá também o aumento de chuva no Sudeste, com grandes volumes acumulados especialmente no centro-norte de Minas Gerais e no Espírito Santo. Mas não são chuvas fora de época, já que o verão tem como característica bastante chuva na maior parte do Brasil.
Este ano estamos sob o domínio do fenômeno El Niño, o aquecimento anormal das águas do Pacífico. Ele é um fator facilitador da chuva no centro-sul do Brasil durante o verão. O problema é que nesta época do ano a chuva acontece de forma concentrada e contínua, como há previsão neste mês de janeiro, com potencial para enchentes e deslizamentos. A chuva mais forte acontece no norte do Paraná e nos Estados do Sudeste e do Centro-Oeste.
Fonte: r7

Nenhum comentário: