11 de novembro de 2009

APAGÃO GERAL

Ministério diz que apagão atingiu 18 Estados brasileiros

Hospede inúmeras fotos no slide.com GRÁTIS!

O presidente da Itaipu nacional, Jorge Samek, disse que ainda não se sabe a causa do apagão na noite da última terça-feira, mas que a energia produzida pela hidrelétrica foi rejeitada pelas redes de transmissão e que Itaipu funcionava normalmente.
O blecaute atingiu dez Estados, o Distrito Federal e parte do Paraguai à noite e durante a madrugada. A usina de Itaipu informou que indícios apontam que o apagão foi causado por uma falha na transmissão entre o Paraná e São Paulo. O Brasil recebe agora 9.800 megawatts de energia produzida por Itaipu.
Neste momento, 18 unidades geradoras produzem energia para o Brasil e o Paraguai.
A usina também informou, por meio do Twitter, que ainda não tem informações sobre o que teria provocado o blecaute e que vai colaborar na investigação das suas causas.
O fornecimento de energia já voltou ao normal em boa parte do país. O apagão generalizado começou pouco depois das 22h e afetou os Estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Paraná, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Espírito Santo, Goiás, Santa Catarina, Pernambuco e mais o Distrito Federal.
Por volta das 23h30, o ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, disse que o apagão foi de 14 mil megawatts e que o problema começou com a falha em uma linha de transmissão da usina hidrelétrica de Itaipu.
Este foi o terceiro blecaute em dez anos sofrido pelo Brasil. O primeiro grande apagão brasileiro aconteceu em 17 de setembro de 1985, quando nove Estados ficaram sem luz por cerca de três horas. Mas o termo apagão ficou “conhecido” mesmo no país em 1999, quando dez Estados e o Distrito Federal ficaram cerca de quatro horas no escuro.
Fonte: r7

Nenhum comentário: