9 de outubro de 2009

ATUALIDADES

Horário de Verão: acerte seu relógio!

Hospede inúmeras fotos no slide.com GRÁTIS!

O horário de verão é uma medida implantada com o objetivo de reduzir o consumo de energia e diminuir a demanda no horário de pico do consumo, através do melhor aproveitamento da luz solar. Essa medida é implantada em quase todo o mundo. Existe, por exemplo, horário de verão nos EUA e em toda a Europa.
No Horário de Verão, os relógios são adiantados em 1 hora. Com isso, passamos a ter os dias mais longos e há um natural deslocamento de carga no horário de ponta, diminuindo o pico da demanda. Nas grandes cidades, as pessoas começam a chegar em casa por volta de 18 horas, ou seja, no início da noite. Chegando em casa a pessoa liga a luz elétrica interna. Nessa mesma hora, entra em operação a iluminação pública, placas de luminosos comerciais, e as indústrias continuam o trabalho. Com o horário de verão, as cargas de iluminação pública e das residências passam a entrar após 19 horas, quando o consumo industrial começa a cair. Com isso há a redução na carga nesse horário.
No Brasil, o horário de verão foi adotado pela primeira vez em 1 de outubro de 1931, através do decreto 20.466, abrangendo todo o território nacional. Houve vários períodos em que este horário não foi adotado. Desde 1985 o horário de verão é adotado anualmente, nesse período a abrangência, inicialmente nacional, foi reduzida sucessivas vezes até que em 2003 atingiu a atual.
Atualmente é adotado nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste. A partir de 2008, o início é no terceiro domingo de outubro e o termino no terceiro domingo de fevereiro, exceto quando este coincide com o carnaval sendo então o horário prorrogado em uma semana. Até 2007 a duração e a abrangência geográfica do horário de verão eram definidas anualmente por decreto da Presidência da República.
Não perca a hora... acerte seu relógio!


Olimpíadas 2.016 no Rio de Janeiro

Hospede inúmeras fotos no slide.com GRÁTIS!

O Rio de Janeiro vai sediar as Olimpíadas 2016 e os jogos Paraolímpicos 2016 a escolha aconteceu no dia 2 de outubro em Copenhague. É a primeira vez que uma cidade da América do Sul é escolhida para ser sede dos jogos olímpicos, essa vitória teve o apoio de pessoas importantes e vários atletas consagrados. Assim que o presidente do COI, Jacques Rogge anunciou o Rio de Janeiro como cidade vencedora para sediar as Olimpíadas de 2016, a multidão que tomava conta das areias de Copacabana gritaram de alegria. Chicago, Tóquio, Madri e Rio de Janeiro eram as cidades finalistas para sediar as Olimpíadas de 2016. Desde já o Brasil se prepara para investir R$ 25,9 bilhões em infra-estrutura para o evento que acontecerá dois anos após a Copa do Mundo de 2014, também sediada no Brasil.

Nenhum comentário: